Nesta segunda-feira (27), às 19h, ocorrerá no Quartel-General do Comando Militar da Amazônia (CMA) a solenidade de passagem de comando do General César Augusto Nardi de Souza ao General Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.
A solenidade se inicia com a inauguração do retrato do Comandante substituído, na Galeria dos Antigos Comandantes do Quartel-General e logo após, será a cerimônia de Formatura para a Passagem de Comando do CMA.
Natural de Fortaleza (CE), Theophilo é oriundo do Comando de Operações Terrestres. Incorporou às fileiras do Exército em 1979, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende (RJ). Foi declarado aspirante-a-oficial da Arma Artilharia em 11 de dezembro de 1982. Como Oficial General, desempenhou as funções de Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva – Marabá/PA; 2º Subchefe de Operações Terrestres; Comandante da 10ª Região Militar – Fortaleza/CE; Chefe do Preparo da Força Terrestre e de Subcomandante de Operações Terrestres.
Sobre o CMA
O CMA é responsável na atuação da Força Terrestre nos estados que compõem a Amazônia Ocidental: Amazonas; Acre; Rondônia e Roraima. É o Comando Militar de Área estratégico, na região com a maior faixa de fronteira do Brasil sob sua jurisdição, com mais de nove mil quilômetros, fazendo limite com cinco países amigos. O CMA foi criado pelo presidente Juscelino Kubitschek, a partir do decreto n° 40.179, de 27 de outubro de 1956, e inicialmente foi sediado em Belém do Pará, treze anos depois (1969) houve a transferência para a capital amazonense.
Serviço
O quê: Passagem de Comando do Comando Militar da Amazônia (CMA) – Exército Brasileiro
Quando: 27 de janeiro de 2020
Horário: 18:30 (Inauguração do Retrato na Galeria dos Antigos Comandantes) 19:30 (Solenidade Militar)
Local: Avenida Coronel Teixeira, nº 4715 – Ponta Negra, Manaus-AM, CEP 69.037-1000