A Prefeitura de Manaus informou que a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec) fará nova blitz, na tarde desta sexta-feira (31), para fiscalizar postos de combustíveis, após novo aumento no preço da gasolina.
Segundo a Prefeitura, na última quinta-feira (30), o preço da gasolina saltou de R$ 3,99 para R$ 4,59 em alguns postos das zonas Sul e Centro-Sul da capital.
A Semdec vai realizar a fiscalização com o objetivo de saber se há indícios de preços abusivos. “Os donos dos postos de combustíveis têm autonomia para definir os preços cobrados pelo litro da gasolina, do etanol e do diesel, mas aumentos injustificados na bomba podem ser considerados abusivos”, disse a Prefeitura, destacando que esta é uma das tentativas para garantir que o consumidor não seja lesado.
Caso o motorista suspeite dessa cobrança abusiva, pode denunciar o posto pelo 0800 092 0111, Whatsapp (92) 98842-3030 ou através das redes sociais. Apesar desta ação não garantir o ressarcimento do dinheiro pago, ela pode ajudar a inibir essa prática, que prejudica o consumidor, informou a Prefeitura. Se o aumento excessivo for comprovado, o posto pode ser multado.
Ao todo, são seis distribuidoras no Amazonas que recebem a gasolina de refinarias ou de centros de distribuição e entregam aos postos, onde serão comercializados ao consumidor final.