Profissionais de nível superior que atuam em municípios do interior do Amazonas participam do Curso Básico e Prevenção de Incapacidades Físicas e Autocuidado em Hanseníase. A formação iniciou nesta segunda-feira (8/4) e segue até a sexta (12/4), com atividades das 8h às 17h, no miniauditório da sede da Fundação Alfredo da Matta (Fuam).
O curso é destinado a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas de municípios do interior, e tem como objetivo capacitar os profissionais no diagnóstico clínico e tratamento da Hanseníase, permitindo que conheçam os sintomas, tratamento e situação epidemiológica da doença no Amazonas. Além disso, busca capacitar os profissionais para o diagnóstico diferencial da doença e para a identificação das principais incapacidades físicas relacionadas à Hanseníase, enfatizando os meios de prevenção da doença.
No total, participam do curso 17 profissionais de saúde, vindos de municípios como Autazes, Carauari, Lábrea, Uarini e Urucurituba. Profissionais de unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Fundação Hospital Adriano Jorge e da própria Fuam também participam desta atividade, a convite.
O curso possui 40 horas e é dividido entre aulas teóricas e práticas, abordando temas como diagnóstico e classificação da Hanseníase, anatomia (função dos nervos periféricos afetados pela doença), avaliação neurológica de olhos, nariz, mãos e pés; classificação e registro do grau de incapacidade, orientações sobre autocuidados e calçados; tratamento e estados reacionais. As atividades práticas incluem acompanhamento de atendimentos realizados nos ambulatórios da Fundação Alfredo da Matta.
Centro Colaborador da OMS – A Fundação Alfredo da Matta é credenciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Centro Colaborador para o treinamento e pesquisa em suas áreas de atuação, em especial para a Hanseníase. Os cursos podem ser presenciais ou a distância, e são realizados pela Diretoria de Ensino e Pesquisa, por meio do Departamento de Ensino e Pesquisa/Gerência de Ensino.
A instituição possui um calendário anual de cursos, dos quais podem participar profissionais de saúde vinculados à rede estadual e municipal de saúde. Para este ano, já estão agendadas outras turmas do Curso Básico e Prevenção de Incapacidades Físicas e Autocuidado em Hanseníase, além de cursos sobre Baciloscopia em Hanseníase. Para participar, o profissional de saúde deve ser inscrito pela instituição/órgão ao qual está vinculado.
Balanço de 2018 – No ano passado, a Fuam realizou cursos presenciais e treinamentos por educação a distância, como os cursos básicos em Hanseníase, de baciloscopia em Hanseníase e de prevenção de incapacidades. No total, foram 97 profissionais treinados, dentre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e técnicos em enfermagem, análises clínicas e patologia.
Os treinamentos a distância, realizados via Telessaúde, contemplaram 242 profissionais de níveis superior e médio, em municípios como Benjamim Constant, Boa Vista do Ramos, Eirunepé, Humaitá, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Tefé; ampliando o número de pessoas beneficiadas pelos treinamentos ofertados pela Fuam.