O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, anunciou a primeira edição do Festival de Férias de 2024. Na programação, as crianças podem aproveitar várias atividades educativas e culturais oferecidas pelo programa. O planejamento é amplo, acontecendo entre os dias 10 e 31 de janeiro.
As inscrições para participar das atividades são gratuitas e podem ser feitas de forma online através do link que estará disponível em 8 de janeiro, às 9h, exclusivamente no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). Os pais e responsáveis podem inscrever crianças de 5 a 14 anos e, por dia, estarão disponíveis 60 vagas. As oficinas para juventude terão 30 vagas por tema.
Nos dias 10 e 11 de janeiro, a programação começa com a atividade “Colônia de Férias no CCPA”, das 13h às 16h, incluindo sessão de cinema, oficinas educativas, brincadeiras e visita guiada no Centro Cultural Povos da Amazônia.
No sábado, dia 13 de janeiro, os pequenos podem fazer uma visita guiada nos espaços do Largo de São Sebastião, incluindo o Teatro Amazonas e a Galeria do Largo.
Já na sexta-feira, 26 de janeiro, a Biblioteca Pública do Amazonas recebe das 13h às 16h as “Oficinas para a Juventude”, abordando temas relacionados às artes cênicas, como criação de roteiro e montagem de figurinos para cena, além de ilustração literária. As atividades são direcionadas a jovens e adultos a partir dos 15 anos, uma novidade na programação.
Em 27 de janeiro, a programação “Uma Tarde Divertida no Museu” ocupa o Palacete Provincial de 13h às 16h, com visitas guiadas pelos museus e exposições presentes no local, além de brincadeiras.
De volta à Biblioteca Pública do Amazonas, no dia 28 de janeiro, o espaço traz para o público infantil mais uma edição da “Troca de Livros e Gibis”, evento que acontece sazonalmente e visa incentivar a leitura e o hábito de colecionar livros e revistas em quadrinhos. A atividade acontece das 9h às 13h, sem necessidade de inscrição prévia.
Finalizando a programação, no dia 31 de janeiro, das 13h às 16h, será oferecido um circuito levando as crianças a conhecer diversos espaços culturais como o Centro Cultural Palácio Rio Negro, o Parque Jefferson Peres e o Cine Teatro Guarany. Entre as atividades, ocorrem visitas guiadas, brincadeiras educativas e sessão de cinema.
Para Ricardo Lopes, gerente da Central de Arte e Educação, é importante realizar programações onde a imaginação e a criatividade da criança sejam ativadas. “Além das visitas guiadas onde as pessoas podem conhecer os nossos museus, galerias, teatros e exposições, teremos atividades bem divertidas com teatro, dança, música e artes visuais, sempre mostrando a importância da valorização das artes e a preservação dos nossos patrimônios culturais”, declarou Ricardo.
Comentários sobre este post