Cerca de doze famílias ficaram desalojadas durante deslizamento de terra na parte alta do Morro da Mangueira, na madrugada desta sexta-feira (7), zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). Até o momento, não há informações sobre mortos ou feridos.
Segundo a prefeitura, o Centro de Operações acionou equipes da Defesa Civil, da Assistência Social, da Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio) e da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) por volta das 4h20. As 12 famílias desalojadas estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social.
Como não choveu nos últimos dias, a hipótese é a de que um cano tenha estourado e vazado água no local, encharcando a terra que deslizou.
A Defesa Civil isolou a área atingida e as equipes aguardam a retirada pela Comlurb do material que deslizou, para avaliar o estado estrutural das residências. No total, trabalham cerca de 20 agentes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Uma faixa da Rua Visconde de Niterói, sentido Benfica, está ocupada pelas equipes. Há trânsito intenso na região, mas sem retenções.