Os riscos de paralisação da indústria de eletroeletrônicos, que tem parte significativa sediada na Zona Franca de Manaus (ZFM), são grandes e se agravam com a epidemia de coronavírus na China.
De acordo com informações do presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento, o volume de insumos importados da China para a produção de televisores chega a 60%, enquanto nas linhas de eletroportáteis esse índice vai de 30% a 50%.
José Jorge diz que, se a situação não se normalizar de forma rápida, pode faltar insumos para a produção de eletrônicos para o Dia das Mães.
Para o presidente da Eletros, o volume de componentes de maior valor, que inclui semicondutores, deve ir até o início de março, caso não haja mudanças no cenário atual.
Além da indústria de celulares, a mais impactada, afirmam analistas de mercado, assim como a de informática, que já estão com estoques abaixo do normal, há também a possibilidade de faltar insumos para a indústria automobilística por trabalhar com eletrônica embarcada.
José Jorge acrescenta que a dificuldade de mudar de fornecedor de forma rápida é fator que reduz alternativas para manter o ritmo da produção.
*As informações são do site da Eletros