Aos 9 anos, Vinícius Schvartz já sabe explicar diversos conceitos que só aprenderia daqui a alguns anos na escola ou até mesmo que seriam apresentados apenas na faculdade. Com todo esse conhecimento, e por querer compartilhá-lo com outras pessoas, Vinícius criou, com o apoio de sua mãe, o Canal das Ciências no YouTube. Os vídeos do menino, que está no 4º ano do Ensino Fundamental, vêm fazendo sucesso entre internautas. Ele já conquistou cerca de 25 mil inscritos desde segunda-feira.
Entre os assuntos abordados por Vinícius estão explicações sobre o que é um buraco negro, o que significa a equação E=MC² (desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein, como parte da Teoria da Relatividade), e os fatores que evidenciam o formato esférico da Terra. Sobre a repercussão que seu canal teve nas redes sociais, ele disse ter achado “bem legal”.
Para aprender conceitos da Física, o estudante, que deseja ser professor da disciplina, contou que assiste a vídeos explicativos no YouTube e lê livros sobre o tema. Sua obra favorita é “O universo numa casca de noz”, do cientista Stephen Hawking.
— Eu aprendi sobre o movimento dos planetas. Acho interessante — afirmou ele sobre a obra de Hawking.
Na escola, ele disse que gosta mais da disciplina Ciências, na qual está estudando “fotossíntese e animais”. Sua parte predileta foi aprender sobre a anatomia das flores.
— Eu mostrei (o canal) pro professor. Ele achou bem legal e falou que ia divulgar — relatou.
Para Vinícius, sua capacidade de aprender coisas novas foi aprimorada a partir do momento em que passou a gravar explicações sobre conceitos da Física. Ele contou que passou a “compreender melhor o professor” e que consegue responder perguntas em sala rapidamente. Disse ainda que, quando for ter finalmente aulas de Física, já vai estar “sabendo tudo”.
— Minha mãe disse que tenho memória fotográfica — acrescentou.
De acordo com Cláudia Schvartz, mãe do menino, o canal foi criado de forma despretensiosa, sem planejar fazer sucesso.
— As crianças gostam de gravar vídeo, postar no YouTube, e ele usava o tablet pra acompanhar vários canais sobre esses assuntos de que tanto gosta. Ele é fascinado por essas coisas e gosta de conversar sobre Matemática e Ciências. O canal no YouTube foi criado pra ele ter onde divulgar, pra ter pra quem explicar. E ele faz isso com muito prazer — afirmou Cláudia.
Segundo ela, um canal foi criado anteriormente e já vinha conquistando seguidores, mas por algum motivo ainda não esclarecido, foi excluído pela rede social. Por isso, lançaram um novo, na segunda-feira, que está recuperando os fãs.