O cirurgião plástico Marcos de Oliveira Harter, ex-candidato a deputado federal (PSC),que participou dos realities shows Big Brother Brasil e A Fazenda, vai ser investigado pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) após postar, em seu Instagram, uma foto na qual aparece comendo dentro do centro cirúrgico, durante um procedimento.
Na tarde desta terça-feira (19), o CRM de Mato Grosso informou que tomou conhecimento sobre o caso após as imagens divulgadas na rede social ganharem espaço na imprensa nacional. O órgão determinou a abertura de uma sindicância para apurar a conduta ética do profissional.
Além de Marcos Harter, também serão investigados os membros da direção técnica do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, localizado em Sorriso (400 km de Cuiabá), onde supostamente o caso aconteceu, no último fim de semana.
Conforme o CRM-MT, o caso corre em sigilo. Além da inscrição em Mato Grosso, o médico famoso também tem autorização para atuar no Paraná (CRM-PR 36105), onde também está sendo investigado pela fotografia publicada. Ele ainda tem inscrição do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRM-SP 139213).
Após o caso, Marcos Harter usou a mesma rede social para ironizar as críticas recebidas pela foto anterior. Com uma imagem de uma sala de jantar, ele postou “não é só no centro cirúrgico que comemos”.
A resolução nº 63/2011 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dispõe que “não é permitido comer ou guardar alimentos nos postos de trabalho destinados à execução de procedimentos de saúde”.