O Departamento de Saúde dos EUA firmou parceria com grandes redes de farmácias e varejistas para oferecer acesso a vacinas anticoronavírus no país. Mais de 20 farmácias, além de redes independentes que representam cerca de 40.000 drogarias em todo o território norte-americano, participam do programa, de acordo com um folheto informativo da Casa Branca.
Na 1ª fase do plano de distribuição, iniciada na 5ª feira (11.fev.2021), cerca de 1 milhão de doses deverão ser enviadas para 6.500 estabelecimentos, incluindo as divisões especializadas de Walgreens, CVS, Walmart e Publix.
A CVS informou que vai oferecer doses a grupos prioritários, como profissionais da saúde e pessoas com mais de 65 anos, em cerca de 10.000 lojas em 11 Estados: Califórnia, Connecticut, Havaí, Maryland, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York, Rhode Island, Carolina do Sul, Texas e Virgínia. A rede estima administrar de 20 a 25 milhões de doses por mês.
O Walgreens começou a oferecer vacinas em 12 de fevereiro em Chicago, Illinois, Connecticut, Delaware, Kentucky, Maryland, New Hampshire, Novo México, Nova York, Carolina do Norte, Porto Rico, Vermont, Wisconsin e West Virginia.
Mais de 1.000 unidades dos varejistas Walmart e Sam’s Clubs oferecerão a vacina nos Estados de Alasca, Alabama, Arkansas, Colorado, Flórida, Geórgia, Idaho, Indiana, Kansas, Maine, Minnesota, Missouri, Mississippi, Nebraska, Nevada, Oklahoma, Dakota do Sul, Tennessee, Texas, Utah, Louisiana e Wyoming.
O programa de vacinação anticovid-19 nos EUA deverá fornecer cobertura de vacina em cerca de 60% das farmácias em 50 Estados, no Distrito de Columbia, em Porto Rico e nas Ilhas Virgens dos EUA.
A iniciativa faz parte da Operação Warp Speed (OWS), projeto do governo norte-americano para acelerar o desenvolvimento, a fabricação e a distribuição de vacinas e diagnósticos para covid-19, por meio de parcerias com empresas privadas e esforços coordenados entre o HHS, o Departamento de Defesa e outras agências federais.
*Poder360