Vinte e oito alunos da rede pública de ensino do Amazonas foram premiados na edição deste ano do Concurso Canguru de Matemática. Além deles, outros 22 receberam o título de Honra ao Mérito. A disputa internacional é considerada a maior do segmento e atende, anualmente, um total de 6 milhões de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio em 75 países. Em 2019, as provas foram aplicadas entre os dias 23 e 24 de março e contaram com a participação de mais de 8 mil alunos das escolas estaduais da capital.
No final da competição, 13 alunos receberam medalhas de prata e 15 de bronze. De acordo com o coordenador distrital da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) responsável pela zona central da capital, Adson Cordeiro, além de estimular os estudos, o Concurso Canguru serve como preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Essa prova [a Saeb] tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro e um dos conteúdos abordados é a Matemática. Então, utilizamos a disputa como um instrumento pedagógico para melhorarmos nossas avaliações externas”, destacou o coordenador geral.
De acordo com Adson, cada escola participante – foram 32, no total – desenvolveu uma estratégia diferente para preparar os seus alunos para a competição. “A Escola Estadual Ruy Araújo criou o projeto ‘Fábrica de Números’, por exemplo”, recordou. “Nós ficamos muito felizes com os resultados e estamos otimistas para o Saeb. O concurso [Canguru] foi somente uma das ações preparatórias para essa prova, em outubro. Muitas outras ainda estão por vir”, prometeu.
Entre os próximos desafios dos estudantes, ele listou as olimpíadas Amazonense e Brasileira de Matemática e a 2ª Feira Amazonense de Matemática. “Todas essas ações receberão atenção das coordenadorias de Educação e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM)”, reforçou o coordenador geral.
Educação no Amazonas – Para Adson Cordeiro, a Educação no Amazonas possui uma média de aprovação “muito boa”. A intenção, agora, é melhorar os níveis de proficiência em Matemática e Português – os principais indicadores em exames nacionais, com a Prova Brasil e o Saeb. “Com essas próximas ações, tenho certeza que melhoraremos ainda mais a rede pública de ensino do nosso Estado. Em outubro, estaremos bem melhor”, finalizou.