O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou que vai montar pontos de drive-thru para vacinação contra a Covid-19 de idosos. Ainda de acordo com Almeida, haverá também vacinação de casa em casa. Os dois grupos previstos nesta próxima etapa são os idosos de 70 a 74 anos, com comorbidades, e os idosos que têm 75 anos ou mais.
Em entrevista à Rede Amazônica, nesta segunda-feira (25), o prefeito informou que aguarda o detalhamento sobre a distribuição das doses para dar início à imunização.
Entre os pontos de drive-thru anunciados estão Sambódromo, Shopping Phelippe Daou e Fundação Doutor Thomas (FDT). Ao todo, de acordo com o anúncio, devem ser quatro pontos fixos espalhados na capital.
Os primeiros a serem vacinados serão os 116 idosos que residem na Fundação Doutor Thomas, nesta terça-feira (26). Além dos idosos, também receberão a vacina, os profissionais de saúde que têm contato direto com os internos, conforme preconiza o Ministério da Saúde. No total, são 230 servidores que atuam no local.
Doses de vacina
A prefeitura de Manaus informou neste sábado que voltou a vacinar os profissionais da saúde de nove unidades da rede estadual. A aplicação havia dito suspensa na quinta-feira (21) depois de denúncias de pessoas furando a fila da vacina. A suspensão ocorreu para os procedimentos fossem reformulados.
Até às 21h de sábado (23), já haviam sido vacinados 6.013 servidores da saúde em Manaus, segundo a prefeitura.
Volta da vacinação em Manaus
No sábado (24), Manaus recebeu um lote de 132,5 mil doses da vacina da AstraZeneca, enviado pelo Ministério da Saúde (MS). Também há a previsão de chegada de outro lote de 44 mil doses do imunizante. O governo disse que elas devem ser utilizadas para vacinar todos os idosos acima de 60 anos de idade e todos os profissionais de saúde.
As vacinas chegaram em um avião da empresa aérea Azul. Elas serão destinadas, prioritariamente, aos idosos e profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 nas unidades de saúde.
O primeiro lote da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca-Oxford, com 2 milhões de doses fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, chegou ao país na noite desta sexta-feira (22).