O conselheiro Érico Desterro foi eleito nesta terça-feira (16) como novo presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2022-2023. A escolha ocorreu durante a 38ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno.
Desterro recebeu 6 votos na eleição contra 3 de Júlio Pinheiro.
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestrando em Direito pela Universidade de São Paulo – USP (2017-presente). Além disso, foi procurador do Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas do Amazonas (MPC-AM) de 1999 a 2005 e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TC-AM), desde 2006.
Desterro também é professor concursado de Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito na Faculdade de Direito da UFAM.
A conselheira Yara Lins foi eleita para o cargo de vice-presidente da Corte de Contas. Ela já foi presidente do TCE-AM no biênio 2018-2019. Lins concorria ao pleito mais uma vez neste ano.
Ari Moutinho será o novo corregedor do Tribunal. Como ouvidor-geral, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Josué Neto, é o novo ouvidor-geral do TCE-AM.
*BNC