De janeiro a abril deste ano, o Hospital e Pronto Socorro (HPS) 28 de Agosto já realizou 70.562 atendimentos e vem implantando uma série de melhorias, desde o início de 2019, com a finalidade de reorganizar a unidade que foi encontrada pela atual gestão em situação crítica. Um novo fluxograma de rotatividade de leitos, inserido pela direção do hospital, vem reduzindo o tempo de espera por cirurgias, acelerando o atendimento na urgência e emergência e evitando macas nos corredores.
O HPS atende cerca de 17 mil pacientes por mês, o que dá uma média de 600 por dia. Diariamente, são feitas em torno de 20 cirurgias.
“É uma unidade emblemática para o Estado. Muito importante para capital e também para o interior, pois recebe a maioria dos pacientes dos municípios do entorno. Essa gestão está trabalhando para melhorar o atendimento. Muita coisa ainda vai ser feita, mas já avançamos bastante em menos de cinco meses”, observa o secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias.
Qualidade no atendimento – A meta da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) é extinguir, de vez, pacientes nos corredores do hospital e garantir um atendimento com mais qualidade, o que já vem ocorrendo nos últimos meses. O novo fluxograma, instituído pela nova gestão da unidade, ajuda a racionalizar o processo de alta e internações, tornando-o mais eficaz.
Na nova metodologia, todos os andares agora têm um coordenador, fazendo o controle e divulgando o panorama dos leitos a cada quatro horas, 24h por dia. Os profissionais atuam na busca ativa de leitos disponíveis e, ainda, na busca de previsões de altas e transferências, otimizando a internação e o tempo de espera pela liberação do paciente, conforme explicou o diretor do HPS 28 de Agosto, Eduardo Mesquita.
Internações – O método é importante no crescimento do atendimento das internações. Em quatro meses, cerca de 6 mil pacientes foram internados no HPS 28 de Agosto, conforme informou a unidade. Em média, entre o atendimento e a alta, o paciente permanece no leito do hospital por cerca de 12 dias.
“Estamos trabalhando no controle do tempo de internação e acelerando o processo de desospitalização, de forma segura. Liberando leitos para que outros também possam ser atendidos de forma adequada. Antes, não se tinha esse controle, então os pacientes ficavam no leito muito mais tempo que o necessário. Era comum pacientes nos corredores enquanto os leitos nos andares de cima estavam vagos, porque não se tinha um controle eficaz, algo que hoje conseguimos corrigir”, afirmou o diretor.
Exames – O Hospital 28 de Agosto realizou, entre janeiro e abril deste ano, mais de 443 mil exames laboratoriais, 1.952 exames como endoscopia, ultrassonografia com doppler e ecocardiograma. No balanço, a unidade ainda mostrou que 32.393 radiografias, além de 7.683 tomografias computadorizadas foram realizadas no período.
De acordo com Mesquita, o hospital também atende demanda de exames de outras unidades da rede.
Satisfação – O reflexo do novo atendimento veio na pesquisa de satisfação feita pelo Núcleo de Segurança do Paciente e a Gerência de Qualidade Hospitalar, em abril deste ano. Itens como a recepção, enfermagem, alimentação, limpeza, rouparia, maqueiros e o atendimento médico, foram avaliados pelos usuários.
Para 82% dos usuários a recepção dos pacientes foi boa ou ótima. Já no quesito enfermagem 78% dos entrevistados disseram avaliar como bom ou ótimo o serviço. Enquanto o atendimento médico foi considerado ótimo ou bom para sete, de cada dez pacientes.
Nos itens limpeza, maqueiros e rouparia, o destaque ficou para os funcionários que fazem o transporte dos pacientes em cadeiras de roda e macas, que recebem avaliação ótima ou boa para 73% dos entrevistados no mês de abril. Desta forma, a atual gestão consegue identificar alguns pontos com necessidade de aprimoramento e trabalhar corrigindo falhas encontradas nos processos.