O Amazonas saiu fortalecido com a eleição do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). Em vídeo gravado logo após ser eleito, Davi se comprometeu em garantir a Zona Franca de Manaus e agradeceu aos senadores Omar Aziz e Plínio Valério pelo apoio. Por ser do Norte, o parlamentar conhece bem a importância do modelo econômico para a região e sempre votou a favor das PECs de prorrogação da ZFM no Congresso.
O grande articulador da vitória do senador pelo Amapá foi o chefe da Casa Civil Ônix Lorenzoni, braço direito do presidente Jair Bolsonaro. Vamos acompanhar qual será o próximo capítulo dessa novela, já que a raposa Calheiros e sua ‘raposada’, que perderam a eleição, certamente vão querer uma revanche.
Curiosidade – Davi Alcolumbre é o segundo senador do Amapá a presidir o Senado. O primeiro foi José Sarney, que mesmo sendo do Maranhão, foi eleito senador pelo Amapá e comandou a Casa Legislativa por dois períodos: entre 1995 e 1997 e de 2003 a 2005.
Força – O DEM se mostrou o grande protagonista nas eleições das presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O partido conquistou a presidência das duas casas legislativas do Congresso Nacional, reelegendo o deputado Rodrigo Maia para a Câmara e conquistando o Senado com Davi Alcolumbre. Além disso, a legenda também emplacou três ministros: Ônix Lorenzoni (Casa Civil), Henrique Mandetta (Saúde) e Tereza Cristina (Agricultura).
Quem também fica em alta com o fortalecimento do Democratas no Congresso é Pauderney Avelino. Ele pode ser o indicado para assumir o comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O coronel reformado Alfredo Menezes foi anunciado para o cargo no último dia 8 de janeiro, mas até agora não teve o nome publicado no Diário Oficial.
Pautas – As próximas guerras da batalha no Congresso são as reformas. A reforma da Previdência deve ser enviada na terceira semana de fevereiro para o Congresso. Na Câmara, Rodrigo Maia já afirmou que acha difícil que a proposta consiga os 308 votos necessários para a aprovação.
Agora vai? – Uma reunião para tratar da BR-319 está marcada esta terça-feira, 5/2, no Ministério de Infraestrutura, em Brasília, com o ministro Tarcísio Freitas. O encontro vai contar com a presença de deputados federais e senadores, da bancada do Amazonas, além do governador Wilson Lima e outros governadores da região Norte. A rodovia é uma reivindicação antiga da população do Amazonas para fazer a interligação do Estado com o resto do país e sair do isolamento geográfico.
É importante que Wilson Lima brigue pela BR-319, mas não a receba apenas como um afago em detrimento do desmonte da Zona Franca de Manaus. A estrada só é importante por causa da força da ZFM. Sem ela, a BR-319 perde muito de sua importância.
Retorno – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) retomam os trabalhos nesta terça-feira, 5/2. Na ocasião, o governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito Arthur Neto (PSDB) farão a leitura da mensagem governamental.