Uma comitiva do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), acompanhada pelo diretor de Infraestrutura Aquaviária, Erick Moura, realizou visita técnica ao navio-draga, Hopper Lindway, que executará obras de dragagem em um trecho de 200 quilômetros do Rio Amazonas, entre Manaus e Itacoatiara.
Além da vistoria na última quarta-feira (16), houve uma reunião de alinhamento com representantes das empresas vencedoras da licitação para as obras de dragagem nos quatro trechos dos rios Amazonas e Solimões, que devem iniciar ainda neste mês de outubro.
O Hopper Lindway partiu do porto de Norfolk, na Virgínia (EUA), em setembro e chegou ao Brasil no dia 11 de outubro. Após cumprir todos os trâmites legais, como o processo de admissão temporária junto à Receita Federal e a inspeção da Marinha do Brasil, o navio ficou apto a seguir para Itacoatiara. Lá, iniciará a dragagem de pontos críticos entre a foz do Rio Madeira e a Costa do Tabocal, visando melhorar a navegação e assegurar o fluxo contínuo de insumos para a Zona Franca de Manaus e outras regiões do interior do Amazonas durante o período de seca.
Dragagem
As obras fazem parte do Plano Anual de Dragagem de Manutenção Aquaviária (PADMA) e do Plano de Sinalização Náutica do estado do Amazonas. O projeto garantirá a manutenção da navegabilidade em trechos estratégicos dos rios Amazonas e Solimões, contemplando as rotas de Manaus a Itacoatiara; Tabatinga a Benjamin Constant; Benjamin Constant a São Paulo de Olivença; e Coari a Codajás.
Com um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões, o projeto será executado ao longo de cinco anos, fortalecendo a infraestrutura fluvial e garantindo o transporte seguro e contínuo de mercadorias e insumos essenciais para a economia local e regional.
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