O Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março, nesta terça-feira, terá um ato público e evento a ser realizado na Praça da Saudade, no Centro de Manaus. A comemoração está sendo organizada por diferentes movimentos de mulheres na capital.
A manifestação começará na Praça da Matriz e a caminhada seguirá até a Praça da Saudade. A previsão para início é às 16h, com chegada ao destino às 17h. Em seguida, a programação conta com uma feira de artesanato com mulheres feministas e empreendedoras, que vão expor seus trabalhos. Artistas manauaras também estão sendo convidadas para participar e devem se apresentar no local.
Além disso, o evento ainda terá uma homenagem às vítimas de feminicídio e do vírus da covid-19. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), 37 mulheres morreram pelo crime de feminicídio no estado, entre 2020 e 2021. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) também contabiliza os óbitos de 91 mulheres grávidas que morreram por complicações da covid.
“A programação do 8M Manaus vai mobilizar o mês de março todo com atividades mais intensas de 08 a 25 de março. São mais de 20 organizações que trabalham combatendo a violência contra as mulheres em pautas que vão de educação à cultura. Esse ano também estamos planejando atividades em todas as zonas da cidade de forma a alcançar mais mulheres”, explicou Michelle Andrews, do Coletivo Difusão.
Neste ano, as mulheres vão fazer uma série de críticas envolvendo a política do governo federal, a alta da inflação que encarece os alimentos e também a falta de atenção dos governos estaduais e municipais.