Mulheres que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto estão tendo a chance de recomeçar, qualificando-se profissionalmente. Um grupo de 30 delas iniciou hoje (21/05) um curso de “Maquiagem” e “Design de sobrancelha”, oferecido pelo Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
As aulas acontecerão nas dependências da Unidade Prisional Feminina Semiaberto e Aberto (UPFSA), de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Hoje (21/05), na abertura das atividades, esteve presente o secretário executivo adjunto da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel André Gioia.
Segundo ele, o Governo do Amazonas sai na frente ao dar oportunidade de profissionalização a quem está fora do mercado de trabalho. “Quem não tem qualificação fica em desvantagem. Esse curso é o pontapé inicial para aquelas que buscam uma chance de emprego”, destacou.
A diretora da UPFSA, Suely Borges, fez questão de recepcionar as alunas e pedir que se dedicassem ao máximo para aprender o que lhes fosse repassado. “Tudo o que fazemos na vida, devemos tentar realizar da melhor forma possível. Tentem ser sempre a melhor, que o sucesso estará garantido. E aproveitem, porque um certificado do Cetam tem peso no mercado”, frisou.
As professoras Renata Araújo e Maria do Socorro Pereira são as instrutoras do Cetam que ministrarão aulas de maquiagem e sobrancelha, respectivamente. Ambas estavam animadas. Já haviam conversado com a turma e sentiram muito interesse de todas em aprender.
Expectativa em alta – Dentre as alunas, Luzineia Souza, 36, não escondia a ansiedade por começar as aulas. Falta um ano e oito meses para que ela deixe o regime semiaberto. Cumpre pena por tráfico de drogas e já arrisca o trabalho com sobrancelha em algumas amigas. “Gosto muito dessa área e quero aprender mais para abrir um salão para mim”.
Ainda faltam dois anos para a vendedora Érika dos Santos, 33, sair do regime semiaberto, onde cumpre pena por suborno. Atualmente, ela trabalha como vendedora no Shopping Grande Circular e diz já ter feito vários cursos na área da beleza. “Sei cortar cabelo e fazer maquiagem. Pretendo me aprimorar em design de sobrancelha”.
Keyla Prado, coordenadora do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), ligado à Seap, adianta que mais cursos estão por vir com a ajuda do Cetam. “Em junho teremos ‘Corte e escova’. E estamos vendo quais cursos mais são do interesse das detentas para vermos a oferta junto ao Cetam”, reforça Keila para a professora Leonir Abreu, coordenadora do projeto Cetam no Governo.