A prisão polêmica do deputado federal bolsonarista Daniel Silveira na noite de ontem (16), deve ser a pauta do dia. É que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e a Câmara dos Deputados devem julgar nesta quarta-feira (17), se mantém ou não a decisão do ministro Alexandre de Moraes que levou Silveira para a cadeia.
A votação que deve ocorrer de forma aberta, é algo determinado em legislação e deve ocorrer no prazo de 24h. Segundo as leis vigentes no país, senadores e deputados só podem ser presos em flagrante de crime inafiançável.
No caso do deputado Daniel, a prisão foi determinada por apologia à ditadura militar e ofensas a membros da corte. Horas antes de ser preso, Silveira teria publicado um vídeo xingando os ministros e pedindo a volta do AI-5, principal instrumento de repressão da ditadura que culmina em violência extrema.
Na gravação o parlamentar pede também o fechamento do STF e a destituição de seus ministros, Moraes determinou a retirada do vídeo do Youtube. O deputado está confiante de que a prisão será revogada.
Destaca-se que essa não é a primeira vez que Daniel se envolve em polêmicas. Ele protagoniza constantemente discursos de ataque à democracia e ganhou notoriedade em 2018 ao destruir uma placa que homenageia a vereadora Marielle Franco, assassinada meses antes.