Na manhã de hoje (9), em ação conjunta do Ministério Público Estadual do Amazonas e Polícia Federal, foi deflagrada a ‘Operação Garimpo Urbano’, que prevê a cooperação entre instituições e órgãos federais e estaduais na busca de provas e informações de interesse da investigação criminal.
Ao todo foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão por equipes da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado – GAECO nesta capital, no interior do Amazonas e no Estado do Pará.
A operação em questão tem como objetivo coibir a ação de agentes públicos ligados a órgão de cúpula da Segurança Pública do Estado do Amazonas, supostamente envolvidos na subtração de expressiva quantidade de ouro, após o monitoramento e abordagem de transportadores, mediante uso de estrutura e pessoal da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência – SEAI.
Os dados obtidos com as diligências realizadas nesta data serão oportunamente compartilhados entre os órgãos envolvidos na operação, para atuação em suas esferas de atribuições.
O Governo do Amazonas informou, através de nota, que os envolvidos serão afastados e exonerados de suas funções.
Confira abaixo:
O Governo do Amazonas informa que os agentes públicos estaduais alvos da operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), na manhã desta sexta-feira (9), serão afastados dos cargos que ocupam e exonerados das funções.
O Governo do Estado ressalta que condutas ilícitas de qualquer servidor público estadual não são toleradas e que vai colaborar com as investigações, prestando todas as informações necessárias aos órgãos de fiscalização e à Justiça.
Com informações da Polícia Federal.