O corpo de uma criança foi encontrado no trem de pouso de um avião da Air France nesta quarta-feira (08/01/2020). O voo, que vinha de Abdijan, na Costa do Marfim, pousou em Paris nesta manhã, quando identificaram o menino já sem vida. A empresa aérea confirmou o ocorrido e classificou a morte do “passageiro clandestino” como uma “tragédia humana”.
O Boeing 777 da AF chegou no aeroporto internacional Charles de Gaulle, em Paris, com o corpo do menino preso ao trem de pouso. As autoridades europeias lamentaram ocorrido, ressaltando que trata-se de “uma grande falha de segurança no aeroporto de Abdijan”.
Um oficial de polícia francês disse à Time que a vítima é de origem africana. A identidade do garoto não havia sido revelada até a última atualização desta reportagem
A crise humanitária mundial tem obrigado milhares de refugiados a buscar ajuda em diversos países da Europa, principalmente. A prática de driblar a segurança dos aeroportos e invadir o trem de pouso de aeronaves, na tentativa de fugir de condições desumanas impostas por governos autoritários, por exemplo, já deixou dezenas de mortos. Durante a viagem, os “passageiros clandestinos”, como são classificados os refugiados, se submetem a temperaturas de até -50ºC.