A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) mostra um elevado crescimento no número de vagas oferecidas e atendimentos realizados. Com um total de 1.734 vagas disponibilizadas no primeiro trimestre deste ano, a Setrab teve um aumento de 74%, quando comparado ao mesmo período do ano passado, que totalizou apenas 995 vagas.
De acordo com a secretária de Estado do Trabalho, Neila Azrak, a Secretaria está com uma equipe qualificada de captação de vagas, buscando maior aproximação com as empresas. “Estamos resgatando a confiança que há tempos se havia perdido entre empresário e Setrab. Agora, com o nosso trabalho aparecendo, crescendo e mostrando competência e seriedade, estamos trazendo para a Setrab um número bem maior de vagas do que havia anteriormente”, disse Neila.
Ela assegurou, ainda, que a Setrab busca parcerias contínuas, a fim de garantir mais oportunidades de emprego e renda para as pessoas. “Todos os dias, a nossa equipe sai em busca de novos parceiros, com o propósito de gerar resultados reais e concretos, beneficiando toda a população”, afirmou.
Atendimentos – A Setrab realizou um total de 81.547 atendimentos no trimestre, revelando aumento de 30%, em relação ao ano passado, que totalizou apenas 62.510 atendimentos.
Encaminhamentos – Quanto às entrevistas de emprego, cerca de 3.533 mil candidatos foram encaminhados nesse trimestre de 2019, ou seja, 1.587 pessoas a mais que no ano anterior, que registrou 1.946 mil pessoas enviadas para processos seletivos, o que representa 81,55%.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que contabiliza a quantidade de admissões e demissões no Amazonas, em regime CLT, cerca de 23.026 mil pessoas foram empregadas no Amazonas em 2019, tendo 1.590 cidadãos a mais no mercado de trabalho do que no ano passado.
Carteira de Trabalho – Somente o número de carteiras de trabalho emitidas saltou de 5.800 para 8.885, revelando um aumento de 53%.
Artesanato e Economia Solidária – Outros programas coordenados pela Setrab são os de Artesanato Amazonense e o de Economia Solidária, que têm o intuito de promover o trabalho, a ocupação e a geração de renda de forma individual ou coletiva, para a população.
De acordo com relatório emitido pela Setrab, os atendimentos do Programa do Artesanato, no primeiro trimestre deste ano, revelam um crescimento de 399%, com um salto de 149 para 744 pessoas atendidas.
Em relação ao Programa de Economia Solidária, foram realizados em janeiro, fevereiro e março cerca de 62 cadastros de empreendimentos, associações e cooperativas, em todo o Amazonas.
Mudanças – No mês de janeiro, a Setrab ampliou o seu horário de funcionamento, passando a atender das 8h às 17h e não mais das 8h às 14h. A decisão, que partiu da secretária da Setrab, Neila Azrak, teve como objetivo melhorar o serviço de atendimento ao cidadão, evitando as grandes filas.