Após afirmar que realizaria reunião em até dois dias para analisar o pedido de CPI dos Combustíveis, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto (PSD) decidiu instalar a comissão de inquérito nesta quinta-feira, 28/3. A investigação foi proposta deputado estadual Álvaro Campelo (PP).
Membros
Fazem parte da comissão as deputadas Joana Darc (PR) e Alessandra Campêlo (MDB), presidente e relatora, e os deputados Álvaro Campêlo (PP), Fausto Júnior (PV) e Abdala Fraxe (Podemos). O insólito é que Fraxe já foi condenado em operação da Polícia Federal que desmontou um esquema de cartel na venda de combustível em Manaus.
Investigação
Os trabalhos da CPI dos Combustíveis devem focar na investigação do aumento abusivo e diminuição sem aviso prévio, diferença do valor entre capital e interior e qualidade do combustível, além da possível existência de cartel no Estado, envolvendo não somente os postos de gasolina, mas todos os agentes no processo.
Trégua
O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, decidiram ontem encerrar a picuinha em relação às articulações da reforma da Previdência. Bolsonaro disse que os embates foram “uma chuva de verão”. Em entrevista à imprensa, Maia considerou o assunto assunto.
Damares em Manaus
Ontem, a polêmica ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos, cumpriu agenda em Manaus acompanhada das secretárias nacionais da Mulher e da Pessoa com Deficiência, Tia Eron e Priscilla Gaspar, respectivamente. Ela conheceu projetos e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Amazonas apoiadas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).
Visita in loco
No início da manhã, as autoridades nacionais, acompanhadas da titular da Seped, Viviane Lima, visitaram o Abrigo Moacyr Alves e puderam conhecer a estrutura de uma das OSCs que recebem o fomento da secretaria. Em seguida, elas se deslocaram até a nova sede da Seped, onde receberam a imprensa.
CPI de Brumadinho
O ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, participou de audiência, nesta quinta-feira, 28/3, na comissão parlamentar de inquérito do Senado que investiga as causas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG).
Falhas
Questionado se as outras barragens da Vale são seguras e se o que ocorreu em Brumadinho teria sido realmente um acidente, ele respondeu que as leituras sobre o problema não teriam sido levadas a sério. O executivo declarou que somente ao final da investigação se saberá as reais causas do rompimento.