As vendas do comércio varejista do Amazonas se recuperaram após quatro meses de resultados ruins. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas cresceram 6,7% em abril de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado.
O Amazonas obteve o quarto melhor crescimento (6,7%) no volume de vendas no Brasil, atrás de Espírito Santo (7,4%), Tocantins (7,1%) e Santa Catarina (6,9%). Com o resultado, o Amazonas se recupera de quatro meses seguidos de quedas no volume de vendas do comércio varejista, aponta a pesquisa do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (12).
O último resultado positivo do Estado havia sido alcançado em novembro de 2018, quando as vendas tiveram evolução de 6,8%. No volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o Amazonas teve um crescimento de 5,2% em abril de 2019, frente ao mesmo mês de 2018.
Já a receita nominal, que representa os ganhos do setor, cresceu 9,7% em abril deste ano, na comparação com o ano passado. O resultado foi bem superior ao apurado nos meses anteriores. No varejo ampliado, a receita cresceu 8,9%.