MANAUS – Cinco homens foram presos na manhã deste sábado, 18, em Manaus por estupro de vulnerável na Operação Araceli, deflagrada pela SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas). Com os homens, a polícia apreendeu cinco notebooks e sete aparelhos celulares que serão submetidos à perícia técnica.
A operação continua a cumprir outros 18 mandados de prisão na capital amazonense neste sábado e nas próximas semanas. A Operação Araceli, cujo objetivo é combater o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil, tem a participação de 80 policiais civis.
Entre os presos, há familiares de crianças abusadas. De acordo com a delegada Joyce Coelho, eles atuavam como exploradores ou intermediadores dos abusos. Também há indícios de que alguns dos presos fazem parte de um comércio ilegal de imagens pornográficas envolvendo crianças e adolescentes.
Para o secretário de Segurança Pública, as prisões chamam a atenção pela “brutalidade que as pessoas tem ao abusar uma criança indefesa”. Segundo ele, só neste ano, 40 pessoas foram presas pelos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes.
No mesmo período, foram cumpridos 38 mandados de prisão e/ou busca e apreensão, além da conclusão de 487 inquéritos encaminhados à Justiça e 250 TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrência). Até março deste ano, segundo a SSP-AM, a Depca registrou 40 prisões.