Uma intensa onda de calor persiste sobre diversas regiões do Brasil desde o final de abril, com previsão de continuar até pelo menos 10 de maio, de acordo com a Climatempo. Esta é a quarta onda de calor significativa enfrentada pelo país desde o início do ano.
Temperaturas Acima da Média
O fenômeno é causado por um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera, que está bloqueando a chegada de chuvas sobre áreas já afetadas e intensificando a circulação do ar. Isso impede a formação de nuvens de chuva e contribui para elevar ainda mais as temperaturas, com os termômetros podendo alcançar até 5ºC acima da média em partes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Alertas Meteorológicos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo relacionados à onda de calor. Um alerta, válido até quarta-feira (1º), abrange o Mato Grosso do Sul e partes do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Rondônia, as temperaturas deverão exceder a média em 3ºC a 5ºC.
Cidades Afetadas
Nesta segunda-feira (29), as máximas previstas são de 30ºC em Curitiba (PR), 31ºC em São Paulo (SP), 34ºC no Rio de Janeiro (RJ), 32ºC em Vitória (ES), 31ºC em Belo Horizonte (MG), 33ºC em Campo Grande (MS), 34ºC em Goiânia (GO) e 37ºC em Cuiabá (MT), de acordo com o Inmet.
Risco de Tempestades
Além da onda de calor, há alertas de tempestades. O Inmet emitiu um alerta de perigo de tempestade para quase todo o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, com risco de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo até quinta-feira (2). Também há alertas para parte do Nordeste, como o Rio Grande do Norte e a Paraíba, com risco de chuvas intensas e ventos fortes.
Comentários sobre este post