Na madrugada desta quinta-feira (3), um tremor de terra de magnitude 4,3 foi registrado na cidade de Parauapebas, no Pará, localizada a cerca de 700 quilômetros de Belém. O fenômeno foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP e pelo Observatório Nacional. Segundo os especialistas, o abalo sísmico foi perceptível para moradores da região.
Segundo o sismólogo do ON, Dr. Gilberto Leite, “tremores de terra nessa região são relativamente comuns, e geralmente apresentam magnitudes entre 2 e 3”. Segundo o catálogo do Centro de Sismologia da USP, este foi o maior evento registrado próximo ao município de Parauapebas desde 1900, ano em que se iniciou o catálogo.
Esse evento é o quarto tremor registrado no estado somente neste ano. Os demais ocorreram em Tucuruí (28 de janeiro) – magnitude 2,9 mR, Parauapebas (9 de janeiro) – magnitude 2,8 MLv (escala para pequenos tremores) e Novo Repartimento (17 de janeiro) – magnitude 2,3 mR.
Comentários sobre este post