Na última quinta-feira, 20, um casamento coletivo de 26 casais indígenas de 13 etnias ocorreu em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
A cerimônia foi celebrada pelo juiz-corregedor auxiliar do Amazonas, Áldrin Henrique Rodrigues. De acordo com a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), o casamento contou com casais das etnias Baniwa, Dessano, Baré, Kubeo, Tuyuka, Tukano, Barassana, Tariano, Arapasso, Piratapuya, Ybamasã, Hupda e Wanano.
Ao realizar a clássica pergunta ao primeiro casal, se eles aceitavam casar-se, o questionamento precisou ser traduzido para a língua baniwa, pois os dois não entendiam o português.
O juiz finalizou a celebração declarando “casados” nas línguas tukano, baniwa e nheengatu. Ele passou a ser o primeiro a finalizar uma cerimônia de casamento coletivo em quatro línguas, sendo três de povos originários.
O evento foi organizado pela Prefeitura do Município, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o cartório extrajudicial de São Gabriel e com apoio da CGJ e do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Comentários sobre este post