A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), deflagrou operação nesta segunda-feira (22/08), por volta das 7h, que resultou no cumprimento dos mandados de prisão preventiva do casal Joelma Barbosa Estevão, 48, conhecida como “Princesa”; e Daniel Elias Sarramera Gimenez, de idade não revelada, chamado de “Cabrón”, envolvidos no duplo homicídio dos irmãos venezuelanos Abraham Manuel Hernandez Armas e Isaac Davi Hernandes Armas, que tinham 25 e 23 anos, respectivamente.
O crime ocorreu no dia 26 de julho deste ano, por volta das 19h30, no ponto turístico Gruta do Raio, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, as equipes receberam denúncias de que duas pessoas que haviam participado do duplo homicídio estavam foragidas em Manaus, no bairro Alvorada, zona centro-oeste da cidade. Imediatamente, foi realizado contato com o delegado Guilherme Torres, diretor do DPI, que repassou mais detalhes sobre o fato criminoso.
“Segundo as informações, policiais civis da 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município receberam notícias sobre a chacina ocorrida na Gruta do Raio. Ao se deslocarem até o ponto turístico, constataram o duplo homicídio dos irmãos venezuelanos”, relatou Cunha.
Conforme o delegado Guilherme Torres, diretor do DPI, no decorrer das investigações foi possível chegar à identidade dos nove suspeitos de participar do crime, sendo Daniel o principal executor. Na sequência, foi solicitada à Justiça a prisão preventiva deles.
“As investigações apontaram que as vítimas foram retiradas de casa e levadas para a Gruta do Raio, onde Daniel realizou uma videochamada com o chefe do seu grupo criminoso. O intuito deles era saber se os venezuelanos faziam parte de um grupo rival. Posteriormente, eles verificaram que Manuel Hernandez e Isaac Davi não faziam parte de nenhum grupo, e tentaram cooptá-los, o que foi negado, e isso motivou o delito”, detalhou Torres.
Prisões
No decorrer das diligências foram efetuadas as prisões de Yago Reis Coelho, 30; Murilo Rômulo Melo Martins, 22; e Mateus Barbosa da Mota, 20. Também já foi apreendido um veículo da marca Chevrolet, modelo Onix, de cor branca, utilizado no dia do crime.
Procurados
Outros quatro envolvidos, identificados como Emerson Mota Duarte, 20; Felipe Jardim Silva, 26; Frank Medeiros da Cruz, 18; e Sebastião Cordeiro Lopes Júnior, 22, estão sendo procurados.
Quem tiver informações acerca da localização dos envolvidos deve entrar em contato pelo número 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Procedimentos
Joelma e Daniel responderão por homicídio qualificado e por organização criminosa. Eles serão levados para audiência de custódia e ficarão à disposição do Poder Judiciário.