Com o tema “Tabaco ou Saúde”, a Prefeitura de Manaus inicia na segunda-feira (26), a Campanha de Combate ao Fumo de 2019. A programação será realizada até sexta-feira (30), nas unidades de saúde, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforçando as ações para alertar a população, em especial adolescentes e jovens, sobre os riscos do uso do cigarro.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destaca que, mesmo com a redução no índice de fumantes em Manaus, registrada a cada ano, é preciso manter a mobilização da sociedade no combate ao uso do cigarro e outros produtos derivados do tabaco, considerando os prejuízos para a saúde da população.
“O tabagismo causa dependência física, psicológica e comportamental. Os fumantes inalam mais de 4.720 substâncias tóxicas, o que inclui o monóxido de carbono, amônia e cetonas. E o arsênio, níquel, chumbo e substâncias radioativas são algumas das 43 substâncias cancerígenas inaladas por fumantes. Comprovadamente, o tabagismo é a causa de aproximadamente 50 doenças que podem ser fatais e incapacitantes, como câncer, doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares”, alerta Marcelo Magaldi.
De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em 2018, o município de Manaus apresentou um índice 6,4% de fumantes entre a população adulta, menos da metade do que o registrado na pesquisa realizada no ano de 2008, quando o índice foi de 13,5%.
A pesquisa do Vigitel de 2018 aponta também a cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) com o maior índice (14,4%); e Salvador (Bahia) e São Luís (Maranhão) com os menores (4,8%).
Para a gerente de Promoção da Saúde da Semsa, Francinara da Silva Lima, a redução nos índices de fumantes tem ocorrido por um conjunto de políticas públicas nacionais, estaduais e municipais.
Em Manaus, houve a implantação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo no ano de 2008 e, neste mesmo ano, foi iniciada a implantação dos ambulatórios na rede municipal.
“O programa organizou as ações de combate ao tabagismo e os Ambulatórios de Tratamento reforçaram os serviços de apoio aos pacientes que desejavam abandonar o uso do cigarro. Em 2008, a rede municipal contava com quatro ambulatórios, ampliando o número ano a ano, chegando a um total de 22 ambulatórios já em 2016”, afirma Francinara Lima.
Além dos ambulatórios, Francinara Lima destaca a importância do trabalho de Educação em Saúde na sensibilização sobre os malefícios do cigarro, envolvendo instituições públicas e privadas, a efetivação da legislação que proíbe o uso do cigarro em locais fechados e coletivos, o trabalho de prevenção realizado pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e a capacitação de profissionais realizada pela Prefeitura de Manaus anualmente.
Programação
Durante a programação da campanha, a Semsa prepara também a 1ª Gincana de Educação em Saúde, abordando o tema “Construindo Hábitos Saudáveis”, que vai acontecer no dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, na escola estadual Flávio Brito, bairro Compensa, zona Oeste, a partir das 10h.
Na quarta-feira (28), no auditório da UBS Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, será realizada a entrega de certificados aos profissionais que atuam nos Ambulatórios de Tratamento dos Fumantes.
A Semsa conta com 22 Ambulatórios para Tratamento de Fumantes implantados, distribuídos nos Distritos de Saúde (Disas) Sul, Norte, Leste, Oeste e rural, oferecendo atendimento para pessoas que querem abandonar o uso do tabaco e seus derivados. O serviço funciona com a utilização da abordagem cognitiva-comportamental, fornecendo suporte profissional e medicamentoso, de acordo com a necessidade do paciente, com a realização de sessões individuais ou em grupos de apoio, e o número de participantes pode variar de 10 a 15 pessoas.
Ambulatórios para Tratamento de Fumantes por zona
Norte
1 – UBS Frei Valério – rua Bom Jesus, s/nº – Novo Israel;
2 – UBS Sálvio Belota – rua das Samambaias, nº 786 – Santa Etelvina;
3 – UBS Armando Mendes – rua 05, S/N, Conj. Manôa;
4 – Policlínica Dr. José Antônio da Silva – rua Aroeiras, nº 55 – Monte das Oliveiras;
5 – Policlínica Anna Barreto – av. Grande Circular, S/N – Monte Sião;
6 – UBS José Figlioulo – ruas Rios Arinos, s/n, Conjunto Viver Melhor – bairro Lago Azul;
7 – UBS Balbina Mestrinho – rua Maj. Silvério J. Nery (rua 170), Núcleo III, Cidade Nova;
Sul
8 – Policlínica Castelo Branco – rua do Comércio, s/n, Parque 10;
9 – Policlínica Antônio Reis – rua São Luiz, s/n, São Lázaro;
10 – UBS Petrópolis – rua Delfim de Souza, s/n, Petrópolis;
11 – UBS Nilton Lins – avenida Professor Nilton Lins, Lote 3, Parque das Laranjeiras;
Leste
12 – UBS Ivone Lima dos Santos – rua 08, s/n Coroado III;
13 – Policlínica Comte Telles – rua J, s/n, Etapa B do bairro São José III;
14 – UBS Dr. Alfredo Campos – rua André Araújo, s/n, Zumbi II;
15 – UBS Amazonas Palhano – rua Antonio Matias, s/n, São José II;
16 – UBS Mauazinho – rua Rio Negro, 113, Mauazinho;
Oeste
17 – Policlínica Franco de Sá – rua V, nº 150, no bairro Nova Esperança I;
18 – Policlínica Djalma Batista – rua 23 de Dezembro, s/n, Compensa II;
19 – UBS Deodato de Miranda Leão – rua Presidente Dutra, s/n, Glória;
Rural
20 – UBSR São Pedro, localizado no Km 35 da rodovia AM-010;
21 – UBSR Pau Rosa, Km 21 da BR 174, ramal do Pau Rosa;
22 – UBSR Ephigenio Sales, AM – 010, KM 41.
*Com informações da assessoria