Fundada em 1779, a cidadezinha de Fair Haven, em Vermont, no norte dos EUA, deu posse à primeira prefeita de sua história na última quinta-feira (14). Seria uma notícia normal, se não fosse pela identidade da ‘governante’: uma cabra de 3 anos chamada Lincoln.
Lincoln foi a grande vencedora de uma eleição promovida pela escola infantil de Fair Haven, no último dia 7 de março. Ela teve 13 votos, uma vitória apertada sobre o segundo colocado, o cão Sammie, que teve 11.
A eleição foi ideia de Joe Gunter, que administra a pequena cidade de cerca de 2,7 mil habitantes. Segundo ele, o que era para ser uma ação para angariar fundos acabou se tornando uma lição de vida cívica para as crianças.
“Originalmente, nossa ideia era arrecadar fundos para fazer um novo parquinho atrás da escola, mas acabou virando uma aula para as crianças. ‘Venham e votem, se envolvam com a cidade'”, disse Gunter, em entrevista ao jornal Rutland Herald.
Para participar da eleição, cada criança tinha de pagar US$ 5 (cerca de R$ 19) para inscrever seu bichinho. Além de Lincoln e Sammie, outros 14 animais, especialmente cães e gatos, tinham seus nomes na cédula. No total, 53 pessoas votaram.
Na última quinta, Lincoln saiu cedo da fazenda onde mora, na zona rural de Fair Haven, foi levada para o centro cívico da cidade e tomou “posse” do cargo. O responsável pelo transporte foi o fazendeiro Chris Stanton, dono da “prefeita”.
“A parte mais difícil foi colocá-la na gaiola em cima da caminhonete”, explicou Stanton. Quando chegou ao centro cívico, Lincoln recebeu sua roupa oficial: uma manta preta com a palavra “mayor” (“prefeito”, em inglês) bordada. O neto de Stanton, Sullivan, 4, foi quem inscreveu a cabra na eleição e estava presente à cerimônia.
Suzanne Dechame, tesoureira e escrivã da cidade, leu o juramento em nome de Lincoln. Em seguida, para oficializar, colocou um pouco de tinta em um dos cascos da cabrinha e a fez “assinar” o termo de posse, pisando no papel.
Logo depois, em seu primeiro ato público, ela defecou na sala. O chefe de polícia da cidade foi quem buscou a vassoura e a pá para limpar o local.
“Olha essa porcaria. É como qualquer outra reunião”, brincou Mark Gutel, dono de uma cafeteria na cidade.
Lincoln vai cumprir um mandato de um ano e sua principal função será participar de eventos públicos e desfiles. Ela preferiu não se manifestar sobre o novo cargo.