A deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou, nesta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Projeto de Lei (PL), no qual solicita que o Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, volte a se chamar Amazonino Mendes. Para a parlamentar, Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus) é um dos exemplos do quanto Amazonino era um homem visionário e à frente do seu tempo. Ela lembrou que, em 1987, ele assistiu o Festival Folclórico pela primeira vez e viu, nos bois Caprichoso e Garantido, grande potencial de expansão da cultura e de incentivos ao turismo na cidade e no Estado.
“O Bumbódromo foi inaugurado em 1988 e recebeu o nome de Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, sendo duramente criticado por construir um ‘elefante branco’ no meio da floresta. De lá para cá, a história comprovou que Amazonino estava certo. O espaço ficou pequeno para a grandiosidade do espetáculo dos bumbás. O Festival de Parintins deu identidade cultural ao Estado do Amazonas, tornando-se Patrimônio Cultural do País, sendo o Bumbódromo considerado o maior teatro a céu aberto do Brasil”, explicou Mayra.
Amazonino Mendes também construiu os currais dos bumbás de Parintins, o Programa Cama e Café da Manhã, para fomentar o turismo na ilha, e foi presente no auxílio para conquista de patrocinadores para a festa.
Em 2017, baseado na Lei n° 6.454, de 24 de outubro de 1977, que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos, o Ministério Público Federal (MPF) indicou ao município de Parintins a retirada de nomes de pessoas vivas de bens públicos estaduais e municipais e o nome do governador Amazonino Mendes foi removido do Bumbódromo.
“Venho à tribuna pedir o apoio dos nobres colegas deputados e deputadas para aprovação do Projeto de Lei que denomina o bumbódromo Centro Cultural Amazonino Mendes. Assim, faremos justiça ao grande legado que Amazonino deixa para a memória cultural do nosso Estado”, solicitou.
Comentários sobre este post