A expectativa política desta terça-feira, 5/2, gira em torno da reunião que os parlamentares da Bancada do Amazonas e o governador Wilson Lima (PSC) terão com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em Brasília, sobre a BR-319. O encontro também vai contar com outros governadores da região Norte. A rodovia é uma reivindicação antiga para fazer a interligação do Estado com o resto do país para sair do isolamento geográfico, e principalmente beneficiar a Zona Franca de Manaus.
A bancada pedirá ao ministro que delegue a competência ao governo estadual para licenciamento e obra da BR-319. Um total de 400 quilômetros, conhecido como “trecho do meio”, estão com obras paralisadas há mais de 9 anos por falta de licenciamento ambiental. Os parlamentares querem que seja repassado o valor de R$ 1,2 bilhão para conclusão dos serviços.
Força
Ainda sobre a questão da BR-319, o senador Plínio Valério (PSDB) falou ontem em seu Twitter que já são mais de 40 anos de luta pela conclusão da rodovia que liga Manaus a Rondônia e ao resto do país. Segundo ele, no governo de Jair Bolsonaro há mais chances conseguir esta vitória para o Amazonas.
Plínio lembrou ainda que quase todos os generais que ocupam cargos de ministro no governo federal, já passaram pelo Comando Militar da Amazônia e conhecem muito bem os grandes problemas logísticos dos estados do Norte do país em função da não conclusão da BR-319.
Bancada
O Senador Omar Aziz (PSD) foi reconduzido ao posto de coordenador e o deputado federal Silas Câmara (PRB) escolhido como vice-coordenador da Bancada do Amazonas no Congresso Nacional.
Além de uma bancada unida, precisamos ter representatividade e Omar é um nome forte. Mas faz falta também o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), ex-senador, que era uma grande liderança e sempre foi muito respeitado no Congresso.
Liderança
O deputado Carlinhos Bessa (PV) deve ser o líder do governo Wilson Lima na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A informação foi confirmada por parlamentares e será divulgada pelo governador durante a leitura da mensagem governamental.
Mensagem governamental
Por estar no primeiro ano de mandato e ainda não ter uma avaliação da situação do governo anterior, durante a leitura da mensagem, Wilson Lima deve fazer um discurso breve sobre o primeiro mês de governo e um apelo por mais tempo para dar respostas a problemas graves, como o da saúde, por exemplo.
CPI dos Combustíveis
O deputado estadual Álvaro Campelo (PP) quer apresentar esta semana uma proposta para criação de CPI dos combustíveis na Assembleia Legislativa do Amazonas. Ele precisa de oito assinaturas. O parlamentar articula a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor, que era presidida pelo deputado Abdala Fraxe (Pode).