O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) falou, durante inauguração de durante discurso na inauguração do eixo principal da nova Ponte do Guaíba, na BR-290, em Porto Alegre, que o Brasil está vivendo um ‘finalzinho da pandemia” do novo coronavírus (Covid-19).
“Me permite falar um pouco do governo, que ainda estamos vivendo o finalzinho de pandemia. O nosso governo, levando-se em conta outros países do mundo, foi aquele que melhor se saiu, ou um dos que melhores se saíram na pandemia”, disse Bolsonaro
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou na última quarta-feira (9) 848 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 179.032 óbitos desde o começo da pandemia. É o maior número de óbitos em 24 horas desde o dia 12 de novembro, quando foram registrados 926 em um mesmo dia.
Bolsonaro ainda falou que seu governo não deve levar caos à população brasileira. “Devemos levar tranquilidade à população e não o caos. O que aconteceu no início da pandemia não leva a nada. Lamentamos as mortes profundamente e assim sendo, vamos vencendo obstáculos”, complementa.
Vacina
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu nesta quinta-feira (10) conceder autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a Covid-19.
Segundo Alessandra Bastos Soares, diretora da Anvisa, ainda não há nenhum pedido de uso emergencial e nem pedido de registro de vacinas.
“Qualquer autorização concedida pela Anvisa, qualquer anuência, só será feita diante de um pleito. A vacina só terá autorização de uso emergencial e experimental se houver o pleito realizado por alguma empresa”, disse.
O órgão também informou que, poderá modificar, suspender ou cancelar a autorização temporária a qualquer momento, com base em elementos técnicos e científicos.
*G1