Os responsáveis pela morte de Jozimar Lucas dos Santos, 26, suspeito de assalto a ônibus do transporte de passageiros em Manaus, na manhã desta quinta-feira, 27, serão responsabilizados por fazer ‘justiça com as próprias mãos’, disse o secretário de Segurança Pública do Amazonas Louismar Bonates. Segundo ele, o correto seria segurar o suposto criminoso e chamar a Polícia. A vítima foi morta a golpes de faca, mas a polícia não sabe sobre as circunstâncias do linchamento.
“Elas (as pessoas) serão responsabilizadas. De qualquer maneira cometeram um homicídio também. Eu peço para a população que, encontrando um caso como esse, segurem a pessoa, podem prender quem está cometendo o fato, mas chamem uma viatura da polícia militar para que a justiça seja feita da forma correta e não justiça pelas próprias mãos”, disse Bonates, em entrevista coletiva na manhã desta quinta.
O secretário também lamentou o linchamento e disse que a Secretaria não vai aceitar esse tipo de reação. “Eu sinto muito que a população tenha chegado a esse ponto, de fazer justiça com as próprias mãos. Hoje, isso tá se tornando até uma banalidade e nós não podemos aceitar isso”, disse.
O caso ocorreu dentro de um ônibus da linha 307 (Amazonino Mendes/Praça da Matriz) e a polícia apura se houve envolvimento de outros quatro suspeitos, que conseguiram fugir. A DEHS (Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros) possui vídeos da ocorrência que podem auxiliar na identificação dos autores do crime.
O irmão de Jozimar está sendo ouvido e o motorista e cobradora do coletivo também vão prestar depoimento. Segundo o irmão de Jozimar, o homem possui uma passagem por roubo. O corpo do suspeito deu entrada no IML (Instituto Médico Legal) na manhã desta quinta-feira como vítima de agressão física.
Indagado sobre a sensação de insegurança na cidade, Bonates afirmou que a SSP possui índices que mostram que o sentimento de segurança tem aumentado. “As pesquisas qualitativas que nós temos tido da população, mostram que o índice de sensação de segurança tem aumentado bastante. A polícia militar está fazendo um trabalho intensificando as ações”, disse. O secretário informou que no momento não possuía mais detalhes sobre o caso ocorrido.
Violência no Carnaval
Durante o período de Carbaval, Manaus registrou sete homicídios, redução de 50% em comparação com o mesmo período do ano passado quando 14 casos foram registrados. Esse foi o menor número de homicídios durante o Carnaval desde 2016, segundo a SSP. Nenhum dos casos aconteceu nas festas de carnaval.
Os casos de estupro tiveram redução de 78% em relação ao ano passado. Neste ano, foram quatro casos registrados na capital amazonense. Nesse mesmo período houve um registro de 401 casos de roubos e 128 ocorrências de lesão corporal.