Realizado em San José, na Califórnia (EUA), o Bellator 226 foi marcado por polêmica na luta principal e uma imagem duríssima: a fratura na perna sofrida pelo peso-meio-pesado Albert Gonzales ainda no primeiro round da luta contra Tyson Miller, no card preliminar. Gonzales lesionou-se de forma idêntica a Anderson Silva na sua primeira luta contra Chris Weidman, no UFC 162. A luta foi interrompida imediatamente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/g/u/M2db6YRxOIOLBkMiNL9g/fratura-albertgonzales.jpg)
Polêmica e confusão na luta principal
No mesmo evento, mas no card principal, a luta que encerraria o evento, entre os pesos-pesados Ryan Bader e Cheick Kongo, foi encerrada de forma prematura e de forma polêmica. Bader, atual campeão, punha o seu cinturão em jogo contra o francês. Ainda no primeiro round, o americano encurralou Kongo junto à grade e, após um golpe, o desafiante alegou ter tido o olho tocado pelo dedo de Bader. A luta foi paralisada e o médico decidiu interrompê-la após o francês alegar não estar conseguindo enxergar (veja no vídeo abaixo a partir da marca de 4m05s).