O prefeito Arthur Virgílio Neto entregou oficialmente, nesta segunda-feira, 27/5, às 10h30, um novo gerador para incrementar a usina de biogás do Aterro Sanitário de Manaus, localizado no quilômetro 19, rodovia AM-010 (Manaus – Itacoatiara). Com o novo equipamento, o complexo se tornará totalmente sustentável ao produzir sua energia a partir do lixo.
Segundo o secretário Paulo Farias, da Semulsp, disse que o projeto nesta primeira fase, promoverá uma economia em torno de R$ 22 mil por mês aos cofres públicos do município.
“A prefeitura de Manaus vem caminhado para aproximar as atividades de disposição de resíduos com a atividade de produção de energia elétrica. Os primeiro passos estão sendo dados hoje. Nos temos um projeto de MDL (Mecanismos de Desenvolvimento limpo), que gera para a prefeitura créditos de carbono”, explicou.
O gerador operam em 200 a 250 KVAs suficiente para gerar energia para fornecer eletricidade para toda a área do aterro sanitário.
O prefeito Arthur Neto espera que em breve outros setores da administração municipal utilizem essa energia produzida no Aterro Sanitário e gere mais economia ao município.