Um atirador de 19 anos invadiu uma escola na cidade de Kazan, 820 km de Moscou, na Rússia , e matou oito pessoas – sete estudantes e um professor. Além das vítimas fatais, outras 21 pessoas foram hospitalizadas com ferimentos dos tiroteios, sendo 18 crianças – seis delas em estado gravíssimo.
“O terrorista foi preso, ele possui 19 anos de idade. A arma estava registrada em seu nome. A investigação ainda está em curso, explicou Rustam Minnikhanov, governador de Tatarstan, estado que tem Kazan como capital.
Moradores da região filmaram o momento em que o tiroteio teve início. Alguns alunos chegam a saltar das janelas – algumas do terceiro andar – para se salvar.
Informações iniciais diziam se tratar de dois atiradores na escola, mas a policia local ratificou o fato e explicou que a ação foi tomada de maneira isolada por um adolescente. De acordo com jornalistas locais, o garoto era ex-aluno da escola e procurava se vingar de antigos colegas e professores.
O presidente da Rússia , Vladimir Putin prestou condolências às vítimas do atentado e ordenou que o país passe por uma revisão completa nas leis que facilitam a compra de armas. O anúncio foi realizado pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
“O Presidente ordenou que seja elaborado com urgência um novo esboço sobre o tipo de armas autorizadas em circulação entre a população civil”.