Cerca de 9 mil famílias, de 12 instituições, foram contempladas com os alimentos comprados de 30 agricultores familiares de Manaus, Manacapuru, Careiro da Várzea, Itacoatiara e Iranduba, no valor total de R$ 250 mil. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi responsável pela aquisição desses produtos. O Instituto Mulheres Guerreiras, que presta assistência a famílias em vulnerabilidade no bairro Japiim, na zona sul, recebeu aproximadamente quatro toneladas de alimentos. A presidente da entidade, Luciana Carvalho, ressalta a importância da doação para as famílias.
“Atualmente o Instituto tem 400 famílias cadastradas em vulnerabilidade social e é de suma importância esse alimento que chega até a mesa delas. Nós fazemos as distribuições e muitas famílias ficam felizes. É muito importante esse trabalho que o governador tem desenvolvido”, disse Luciana.
As entregas ocorreram na segunda-feira (22/01), no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no quilômetro 2 da rodovia BR-174, por meio do Sistema Sepror – Secretaria de Estado de Produção Rural, e contou com a presença do governador Wilson Lima. Entre os produtos doados estão abacaxi, abóbora, abobrinha, banana, cará, cebolinha, chicória, coco verde, coentro, couve, cupuaçu, espinafre, feijão de metro, manga, maracujá, maxixe, milho verde, pimenta de cheiro, macaxeira e tucumã.
No local, também foram entregues 7,8 mil unidades de mudas de café e 900 mudas de citros (laranja e limão), totalizando 8,7 mil mudas, beneficiando 230 famílias da zona rural. Os 70 agricultores da Comunidade São Francisco, na AM-010, receberam mudas para incentivar a produção. A presidente da Associação dos Agricultores do Ramal São Francisco, Maria Cotinha, enfatizou que a entrega simboliza o fortalecimento da comunidade.
“Isso nos fortalece. Saber que alguém está se preocupando com os agricultores. A gente precisa muito do apoio, da força do governo. Nos fortalece muito mesmo. A gente vem receber esses alevinos, cítricos, o cartão do produtor, isso nos ajuda muito. A gente sabe que a gente está sendo fortalecido nesse momento”, disse a presidente.
Representando a comunidade Mariano, localizada em Manacapuru, Artemisa Vasconcelos celebra as vendas dos produtos de mais de 70 produtores, que comercializaram 10 toneladas de alimentos por meio do PAA.
“Nós recebemos o apoio do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) onde a gente consegue plantar e já sabemos, que ali, quando for tirar aquela colheita, já temos pra onde entregar, é uma venda garantida. É um incentivo maior para produzir mais. Os agricultores trabalham hoje sabendo que já tem onde entregar os seus produtos diretamente para o governo do Estado”, disse Artemisa.
Comentários sobre este post