A Prefeitura de Manaus realizou durante dois dias uma operação de manejo da arborização no Centro com o objetivo de devolver o equilíbrio a árvores em confronto com a rede elétrica e fazer a retirada de ervas-de-passarinho, que colocam em risco a saúde fitossanitária dos indivíduos arbóreos. O trabalho teve início na última sexta-feira, 21/6, e se estendeu até o final da manhã deste sábado, 22, nas ruas Ramos Ferreira, entre as avenidas Getúlio Vargas e Epaminondas, e ruas Ferreira Pena, Simon Bolívar e avenida Leonardo Malcher. No total, 91 árvores foram manejadas.
A operação foi executada com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Manausluz e Eletrobras Amazonas Energia. De acordo com o gerente de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier, a ação tem como finalidade restabelecer o equilíbrio das árvores e em alguns casos promover a supressão de indivíduos com indícios de podridão e risco de tombamento.
Durante a operação, uma árvore morta foi retirada na rua Simon Bolívar. “O trabalho é preventivo e feito de acordo com um planejamento prévio, envolvendo todos os órgãos ligados à questão da arborização urbana”, afirmou Auzier.
A Semmas é o órgão encarregado de emitir as autorizações para os procedimentos e acompanhar a operação com a finalidade de garantir a integridade das árvores. As equipes de linha viva da Eletrobras retiram os galhos em contato com a rede, enquanto a Semulsp realiza o recolhimento dos resíduos e o Manaustrans fica responsável pelo isolamento do trânsito no trecho trabalhado.
“Em alguns casos, o manejo visa compatibilizar os equipamentos urbanos com a arborização. Livrar a rede e equilibrar e rebaixar as copas necessárias com a orientação técnica, ou permitir a visualização da sinalização de trânsito encoberta pelos galhos”, explicou Wellington.