Os talentosos artistas do Festival Folclórico de Parintins, conhecidos por encantar o público na Ilha Tupinambarana, também se destacaram nos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo e do Rio de Janeiro neste ano.
No Carnaval de São Paulo, o Boi Garantido marcou presença de maneira notável. Na avenida do sambódromo de Anhembi, a escola de samba Império de Casa Verde homenageou Fafá, a Cabocla Mística, em Rituais da Floresta. Durante o desfile, um dos carros alegóricos, intitulado “Fafá na Encantaria da Floresta Avermelhada”, fez referência ao famoso boi vermelho e branco de Parintins, destacando uma das músicas eternizadas na voz de Fafá e David Assayag: “Vermelho”, de 1996.
Além disso, a cantora Márcia Siqueira, levantadora de toadas do Garantido, teve a honra de abrir o desfile da escola de samba Mocidade Alegre com o tema “Brasileia Desvairada – A Busca de Mário de Andrade por um País”, que contou a história da obra e vida do autor modernista. A Mocidade Alegre foi a grande campeã do Carnaval de São Paulo 2024.
O Boi Caprichoso também marcou presença no Carnaval paulistano com artistas como Arthur Brasil, Márcio Gonçalves, Nei Meireles, Nonoca Costa, Rel Tavares, Robertinho Galúcio, Dude, Mag e outros colaboradores. Em Santos, Aldenilson Pimentel e sua equipe também estiveram à frente das produções dos desfiles.
No Carnaval do Rio de Janeiro, o Boi Caprichoso foi representado por artistas como Algles Ferreira, Kennedy Prata, Alex Salvador, Nildo Costa e suas equipes, todos parintinenses. Uma das alegorias mais impressionantes da escola campeã, Viradouro, foi feita por Nildo e sua equipe.
“A felicidade maior é contribuir com a nossa arte parintinense e estou muito feliz pela Viradouro. Através da nossa mão, que é abençoada por Deus, estamos construindo um intercâmbio entre Parintins e Rio de Janeiro, que já acontece há décadas. Conseguimos mostrar para o mundo o que é a nossa arte”, comemorou o artista do Caprichoso, Nildo Costa.
Além dos bovinos, Cleia Santos, integrante do Corpo de Dança do Amazonas (CDA) e do grupo de dança Gandhicats, que faz parte da equipe do Boi Garantido, fez parte da comissão de frente da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, que exaltou o povo indígena Yanomami com o enredo “Hutukara”.
Comentários sobre este post