Nesta quinta-feira (17), o ator Arnold Schwarzenegger fez um apelo direto ao presidente russo Vladimir Putin: “Você começou esta guerra. Você está liderando esta guerra. Você pode parar esta guerra.”
Em um vídeo de nove minutos enviado ao Twitter , o ex-governador da Califórnia e estrela de Hollywood implorou ao governo russo, militares e civis para acabar com o derramamento de sangue na Ucrânia.
“A força e o coração do povo russo sempre me inspiraram”, disse Schwarzenegger, que tem seguidores dedicados na Rússia. “É por isso que espero que você me deixe dizer a verdade sobre a guerra na Ucrânia e o que está acontecendo lá.
“Ninguém gosta de ouvir algo crítico de seu governo, eu entendo isso. Mas como amigo de longa data do povo russo, espero que você ouça o que tenho a dizer.”
Ele comparou os soldados russos a seu pai, Gustav Schwarzenegger, um camisa marrom nazista “bombado pelas mentiras de seu governo” durante a Segunda Guerra Mundial. Ele pediu aos russos comuns que rejeitem a propaganda e as falsidades de Putin.
“Veja, a Ucrânia não começou esta guerra. Nem nacionalistas ou nazistas”, disse Schwarzenegger. “Aqueles que estão no poder no Kremlin começaram esta guerra. Esta não é a guerra popular russa.”
Ele encerrou com um discurso direto aos russos que protestaram contra a invasão da Ucrânia por Putin.
“O mundo viu sua bravura. Sabemos que você sofreu as consequências de sua coragem. Você foi preso. Você foi preso e foi espancado”, disse ele. “Vocês são meus novos heróis.”