Após confirmar a circulação de novas cepas da Covid-19 encontradas no Amazonas e no Reino Unido na cidade, Araraquara (277 km de SP), que já estava na fase vermelha do Plano São Paulo, decretou lockdown, com medidas ainda mais restritivas, por 15 dias, a partir desta segunda-feira (15).
O decreto foi assinado pelo prefeito Edinho Silva (PT) na sexta-feira (12), mesmo dia em que a circulação de mutações foi confirmada pelo Instituto de Medicina Tropical, ligado à USP (Universidade de São Paulo).
Cerca de 16 amostras foram enviadas para análise junto ao instituto, mas a prefeitura não informou quantas delas apresentaram variantes do vírus.
“A notícia da circulação das mutações do vírus exigirá de nós maior rigor e, da sociedade, maior sacrifício, para que a gente não perca o controle no enfrentamento à doença, para que os nossos pacientes tenham leitos”, afirmou o prefeito em nota.
Neste domingo (14), a cidade registrou 167 novos infectados e três mortes. Eram 12.127 casos confirmados e 146 óbitos desde o início da pandemia, segundo o último boletim da prefeitura.