Um apagão elétrico deixou boa parte da Venezuela sem energia elétrica, no que autoridades afirmam ser um ato de “sabotagem”. A imprensa local reportou que nesta quinta-feira (7/3) quase todo o país enfrenta um blecaute, que começou no momento em que trabalhadores começavam a usar o transporte na volta para casa.
A operadora estatal CORPOELEC atribuiu a falta de energia a uma “guerra energética” contra o país, em declaração no Twitter. A agência afirma que o problema ocorreu por um ataque na usina elétrica de Guri e que funcionários trabalham para restaurar o serviço.
#AHORA @LMOTTAD Sabotearon la generacion en Guri… Esto es parte de la guerra eléctrica contra el Estado. ¡No lo permitiremos! Estamos trabajando para recuperar el servicio @mppeevzla @dcabellor @NicolasMaduro @PresidencialVen @teleSURtv @VTVcanal8 @ActualidadRT @CorpoelecNE
— INFORMACIÓN MUNDIAL (@mundovisionve) March 7, 2019
Funcionários pró-governo geralmente atribuem os problemas de falta de energia à oposição. O país, porém, sofre com problemas de gerenciamento e manutenção.
A falta de energia se tornou um problema recorrente na Venezuela, mas a escala do problema nesta quinta-feira parece ser superior ao nível considerado normal.
(Com informações da Associated Press)