O número de casos prováveis de dengue no Brasil apresentou uma redução significativa nas primeiras seis semanas de 2025, registrando uma queda de 60% em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde.
Até o dia 13 de fevereiro, foram contabilizados 281.049 casos prováveis da doença em todo o país. No mesmo período do ano passado, o total foi de 698.482. A queda acompanha os esforços do Governo Federal, que lançou, em setembro de 2024, o Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses.
Amazonas acompanha tendência de queda
Seguindo a tendência nacional, o Amazonas registrou uma redução de 55% nos casos prováveis de dengue. O estado teve 1.286 notificações nas primeiras semanas de 2025, contra 2.859 no mesmo período do ano passado.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que a redução expressiva é resultado da mobilização nacional envolvendo União, estados, municípios e a própria população.
“O objetivo do Governo Federal é salvar vidas e proteger a saúde dos cidadãos. Para isso, é fundamental fortalecer as ações de preparação da rede de assistência, mantendo os esforços necessários para evitar adoecimentos”, afirmou.
Comentários sobre este post