O Governo do Amazonas recebeu, na tarde desta quinta-feira (16), uma remessa com 19.750 doses da AstraZeneca/FioCruz, enviada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). Os imunizantes servirão para dar continuidade à campanha de vacinação no estado.
As doses chegaram por volta das 13h50, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. De lá, foram escoltadas pela Polícia Federal até a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.
Vacina Amazonas
Somente nesta semana foram enviadas ao Amazonas 109.980 doses do imunizante tipo Pfizer. Com a chegada dessas doses, o governador Wilson Lima anunciou, na quarta-feira (15), a realização de um novo mutirão da campanha Vacina Amazonas.
Desta vez, a ação, realizada pelo Governo em parceria com a Prefeitura de Manaus, tem como objetivo intensificar a aplicação da dose de reforço e segunda dose de vacina contra Covid-19. Pessoas que ainda não tomaram a primeira dose também podem receber a aplicação.
O governo vai atuar em nove pontos estratégicos, onde serão disponibilizados 100 postos para imunização, incluindo escolas estaduais.
Aplicação de doses
Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 3.617.767 doses foram aplicadas em todo o estado até a quarta-feira (15), sendo 2.434.039 de primeira dose, 1.136.245 de segunda dose e 47.483 com dose única. A informação está disponível no site da FVS-RCP – www.fvs.am.gov.br.