O deputado estadual Álvaro Campelo (PP) quer apresentar esta semana uma proposta para criação de CPI dos combustíveis.
“O setor de combustíveis é o foco. Apurar a suposta existência de cartel no Estado do Amazonas”, disse.
O deputado precisa reunir oito assinaturas de outros parlamentares para a instalação da CPI.
Parlamentar de primeiro mandato, Álvaro articula nos bastidores a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor, que era presidida pelo deputado Abdala Fraxe (Podemos).
O deputado Abala teve o registro barrado em 2017 e em 2018 por uma condenação colegiada em segundo grau da justiça federal por formação de cartel na área de comércio de combustíveis.
Em 2018, advogados de Abdala conseguiram uma medida liminar suspendendo a condenação colegiada e o registro do deputado foi liberado. Com isso, ele conseguiu se reeleger.
PREÇOS
O deputado Álvaro Campêlo afirmou que, a partir de uma ação dos órgãos de defesa do consumidor, em que ele atuou, houve uma mudança nos valores nos postos de Manaus.
“De uma semana para cá houve uma mudança em razão da reunião com os órgãos de defesa do consumidor. Houve a reunião, inclusive de minha autoria, para que a gente apurasse o aumento repentino de um real, da noite para o dia. E a questão do alinhamento de preços. Tão logo os Procons entraram em ação, houve uma redução sensível do preço”, disse.