Os livros podem ser só o ponto de partida para o mundo literário. Essa é a conclusão dos alunos da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, localizada no Km 24 da rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho), no município de Careiro da Várzea, onde a leitura entra em cena em interpretações de poemas, danças e músicas. As atividades fazem parte do Café Literário, organizado pelos alunos da instituição a cada bimestre.
O evento tem como objetivo incentivar a leitura, estimular a criatividade e o espírito inventivo entre os alunos do Ensino Médio. As atividades deste mês, realizadas na última sexta-feira (26/4), tiveram como foco os Movimentos Literários nacionais e internacionais, em temas como Trovadorismo, Humanismo, Romantismo, Pré- Modernismo, vanguardas europeias e Semana da Arte Moderna.
“A utilização dos Movimentos Literários no projeto possibilita para eles o contato com diferentes formas de escrita e a percepção da estrutura de diferentes gêneros literários”, explicou a gestora da instituição, Iolanda da Silva Migueis.
A professora também ressaltou que a leitura do texto literário expande a capacidade de se expressar através da leitura em voz alta, principalmente na declamação de poemas. Apesar de configurar atividade extracurricular, a prática é defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e auxilia no desenvolvimento social dos estudantes.
No Café Literário deste bimestre os alunos apresentaram em equipe as características dos autores e suas obras. Poemas, músicas, danças, teatro, biografia dos autores e painéis, entre outros, foram expostos.
Projeto – O Café Literário acontece desde 2018 e é coordenado pelo professor Alessandro Gomes, com as turmas de Ensino Médio. O projeto começou quando a equipe escolar percebeu a dificuldade de tornar a leitura um hábito entre a maioria dos estudantes, trazendo como consequências dificuldades na organização das ideias e empecilhos na hora da produção escrita.
“Nosso intuito é promover um evento lúdico, um contato com a leitura de maneira prazerosa, possibilitando aos alunos acesso a textos que provavelmente os estudantes não teriam sem a mediação docente. O resultado é que eles acabam se encantando por textos que, vistos somente em sala de aula, não teriam o mesmo atrativo”, assinalou o professor.
Em seu segundo ano, o Café Literário tem apresentado resultados positivos como o fomento do hábito da leitura de autores representativos da literatura brasileira e a contribuição para a formação de uma geração de leitores mais crítica. O intuito do projeto é ser um modelo de incentivo a outras escolas, para expansão também entre outras faixas etárias.