Antes do anúncio do governador Wilson Lilma (PSC) sobre as novas medidas de restrição em relação ao combate ao coronavírus, feito no início da tarde desta quarta-feira (31), o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes, apresentou um panorama do cenário pandêmico no estado.
Apesar de vir apresentando queda constante nos números das médias móveis de casos e óbitos por Covid-19, Cristiano destaca que o risco do país todo viver uma terceira onda é real, “se não tivermos o controle dos índices”.
Este controle, segundo ele, se dá pela obediência às determinações sanitárias, que preconiza o uso de máscaras e o isolamento social. Cristiano frisa que, comprovadamente, esta última medida faz com que a curva de transmissão baixe.
Hoje, no Amazonas, o Risco de Transmissibilidade do coronavírus é de 0,92. Ou seja, a cada 100 infectados, o vírus pode ser transmitido para outras 92 pessoas.
“Esse cenário pode mudar, dependendo do comportamento da população. À medida que vamos ampliando as medidas, não quer dizer que devam esquecer do isolamento social porque ninguém está livre de uma terceira onda”, disse o diretor da FVS.
Na apresentação, Cristiano apresentou um quadro que, segundo ele, prova a possibilidade da população viver a terceira onda da pandemia. Veja-o abaixo:
Texto: Rosianne Couto – Real Time 1