A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), apreendeu um adolescente de 17 anos por crimes análogos à produção, armazenamento e venda de conteúdo pornográfico, exploração sexual e estupro de vulnerável. Os crimes foram cometidos contra os filhos de sua companheira, incluindo uma criança de 3 anos e dois adolescentes de 12 e 14 anos. A apreensão ocorreu no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.
De acordo com a delegada Joyce Coelho, titular da Deaai, as investigações começaram há cerca de dois meses, após a delegacia receber uma denúncia acompanhada de um vídeo que registrava o abuso contra a criança de 3 anos. No material, o adolescente aparecia cometendo o crime contra a vítima, sem que ela ou sua identidade fossem reveladas.
Diante da gravidade da denúncia, a polícia solicitou à Justiça um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, o que foi deferido. Durante as investigações, a polícia também confirmou que o adolescente mantinha um relacionamento com a mãe das vítimas.
Ainda conforme a Delegacia, foi descoberto que o adolescente produzia material contendo os abusos e comercializava para obter dinheiro. Além disso, foi identificado que a mãe das vítimas possuía uma filha de 12 anos, que fugiu para o município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, para escapar dos abusos, o que caracteriza crime de estupro de vulnerável.
A delegada Joyce Coelho também revelou que outro filho da mulher, um adolescente de 14 anos, era explorado sexualmente pelo suspeito e entregue a terceiros mediante pagamento. A vítima, inclusive, contraiu Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) devido aos abusos.
As investigações continuam para apurar a participação da mãe das vítimas, já que há indícios de que ela facilitava o acesso do adolescente às crianças.
A Polícia Civil reforça a importância de denúncias anônimas para combater crimes dessa natureza. Qualquer suspeita de abuso pode ser informada pelo Disque 100 ou pelo telefone 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Comentários sobre este post