No mundo político, costuma-se dizer que governo novo tem 100 dias de lua de mel com o poder legislativo e com a própria população. Esse é o tempo médio que os parlamentares dão ao novo presidente para apresentar serviço e organizar a casa. Com 80 dias de mandato completados hoje, Jair Bolsonaro já gastou esse capital político.
Queda na popularidade
O presidente apresentou queda na popularidade, segundo pesquisa Ibope. Em janeiro, Bolsonaro tinha apoio de 53% na faixa de renda de 2 a 5 salários mínimos. Agora, são 35%. Na fatia mais pobre da população, o índice caiu de 41% para 29%
Prisão de Temer
E por falar em presidente, o ex-presidente da República Michel Temer (MDB) foi preso, em São Paulo, por determinação do juiz Marcelo Bretas, que conduz a Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Também há mandado de prisão contra o ex-ministro Moreira Franco.
Transferência
Temer deve ser transferido pela Polícia Federal para o Rio. A prisão tem como base delação premiada do ex-operador financeiro Lúcio Funaro. Ainda não foi divulgado oficialmente o motivo da decisão de Bretas.
Empréstimo para servidores
O vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR), esclareceu que, ao contrário de informações que estão circulando nas redes sociais, não foi decisão do governador Wilson Lima (PSC) suspender as operações de empréstimos consignados de servidores públicos junto à rede bancária pela operadora de crédito Fênix.
Decisão do TCE
De acordo com o parlamentar, que também é presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Casa Legislativa, as operações de crédito consignado estão suspensas desde outubro de 2018 atendendo decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). “É que a empresa vencedora da licitação no governo anterior não assumiu as operações por força de liminar expedido pela Corte de Contas a favor da empresa que operava o crédito até o ano passado”, esclareceu.
Polêmica
A mineração nas terras indígenas poderá ser implantada no país, desde que os indígenas tenham a liberação legislativa para tornarem-se produtores. Esta foi a posição anunciada pelo secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Nabhan Garcia, durante audiência nesta quarta-feira (20/3) na Comissão de Agricultura (CRA).
Palestra
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, estará em Manaus para palestrar sobre a Amazônia. O evento será na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). O tema da palestra será ‘A importância estratégica da Amazônia para o Brasil’.